quarta-feira, 6 de maio de 2009

Campeões Nacionais 2008 / 2009

Parabéns para o CA Trofa e para o Sp. Espinho pelos títulos de Campeões Nacionais da A1.
Ao meu amigo João Correia, treinador do CV Oeiras, um grande abraço e os meus parabéns pela vitória no Campeonato Nacional da A2 Feminina.

Lamentável foi mais uma vez a diferença de acompanhamento e visibilidade dada aos jogos decisivos dos Campeonatos da A1, entre o masculino e o feminino, infelizmente parece que, para os responsáveis pelo Voleibol em Portugal, o Voleibol Feminino existe porque politicamente tem que existir e porque na formação o número de praticantes é importante para as estatísticas. É triste, mas é a nossa realidade e dificilmente irá mudar, pois as pessoas são sempre as mesmas.

São estas coisas e muitas outras mais, que me fazem sentir bem, estando afastado do treino do Voleibol.

Cumprimentos a todos que continuam com paixão a luta do dia a dia a trabalhar por esta linda modalidade.

3 comentários:

Anónimo disse...

Aproveito este espaço para felicitar o Prof. Tó Ferreira pelo excelente blog e oxala continue. Tb quero felicitar as equipas que foram campeãs nacionais e tecer uma dura critica á Federação Portuguesa de Voleibol pela sua atitude discriminativa e ditatorial que impoe ao feminino. E como mãe de uma atleta, que neste momento é titular da Selecção Nacional Senior, sinto em casa a revolta e o progressivo desinteresse com que as atletas se defrontam, qdo deveriam estar orgulhosas de defenderem as cores nacionais. E porquê? Exactamente pq sentem que apenas são um numero, que não se investe nas atletas, que são discriminadas em relação ao masculino a quem são dadas todas as condições e regalias. E infelizmente sente-se uma debandada geral das atletas da Selecção pq existem planos de trabalho e atitudes que só são possiveis de existir em paises de 3 mundo. Conheço o Prof. Tó desde quando era Selecionador da formação e foi com ele que a minha filha fez todo o trajecto da Seleção e compreendo muito bem o seu afastamento. A Federação não oferece condições de trabalho ao feminino. E a maior parte dos clubes da A1 existem apenas por amor á camisola em que as atletas se entregam de corpo e alma. Esta Federação está caduca e precisa de sangue novo e que saiba o que é o voleibol, pois a maoir parte das pessoas que lá está e que se dão ares de gente muito sabida e importante nem sabe a cor de uma bola de voleibol. Um abraço.

Luis Melo disse...

O Clube Académico da Trofa, sagrou-se tri-campeão nacional de voleibol feminino.

Num clube com apenas 5 anos de existência, este é o 4º título conseguido sob a orientação de Manuel Barbosa, Pedro Novais e Pedro Almeida. E é também o mais saboroso, já que foi conseguido sem derrotas!! (31 vitórias em 31 jogos)

O mérito tem com certeza de ser partilhado pela direcção e também pelas atletas: Sara, Juliana, Ju, Vanessa, Catarina, Joana, Ana, Tamara, Neuza, Maria e outras.

Desprezado pela debilmente gerida Federação Portuguesa de Voleibol, o voleibol feminino vai continuando a dar espectáculo e a encher pavilhões como o da Trofa. Como é possível marcarem a final masculina, para o mesmo dia e hora da final feminina? Se os media já dão pouco relevo ao desporto feminino em geral e ao voleibol em particular (digno de um país de 3º mundo), como o poderiam fazer com estes agendamentos da FPV?

E que raio de campeonato é este, organizado pela FPV, que nem sequer tem entrega de taças e medalhas no final do jogo? Aliás, duvido que estivesse algum dirigente da FPV na Trofa para assistir ao jogo decisivo entre as equipas do CA Trofa e do CD Ribeirense (estariam todos em Espinho na final masculina).

Enfim, resta-nos esperar que esta direcção da FPV se demita, ou caia de podre. O que estão a fazer é desvalorizar a modalidade, e a brincar com o trabalho dos clubes, e o (muito) dinheiro dos patrocinadores.

Esta conquista do C.A. Trofa é a vitória do trabalho, da dedicação, do esforço, do sofrimento, do mérito, da inteligência, da inovação. Parabéns a todos, e também aos dignos vencidos (vencedores da Taça de Portugal) CD Ribeirense, da ilha do Pico (Açores).

Anónimo disse...

Olá Viva, parabéns por mais um treinador de voleibol que partilha a sua paixão comtodos aqueles que realmente gostam da modalidade. O teu blogue está muito bom, precisa de mais actualizações, mas mesmo assim impecavél.
Já agora deixo aqui um blog, considerado por muitos o melhor blog em Portugal sobre voleibol de praia. http://voleiboldepraia.blogspot.com/