segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

VOLEIBOL - "FORMAÇÃO DE JOVENS ATLETAS"

Gostava de receber a vossa opinião sobre a formação do jovem atleta de Voleibol no nosso país. Estado actual, que futuro, sugestões.

Brevemente vou postar aqui a minha opinião, que se vai basear fundamentalmente na minha experiência no Voleibol Feminino, pois não posso dizer que conheço bem a realidade da formação no nosso Voleibol Masculino.

Aguardo a vossa participação.

1 comentário:

Anónimo disse...

pessoalmente acho que em portugal se aposta muito pouco na formaçao, e quando se chega as seniores, quer-se ou que as jogadoras caiam do ceu, ou vou busca-las la fora. mas nao é so nesse escalao que se teem de preocupar com isso... penso que é necessario construir bons alicerces para ser ter uma casa coesa. e é isso que falta em portugal. ja para nao falar que a competitividade aumentava muito mais se assim fosse. acho ridiculo que nao hajam centrais portuguesas... e nao me falem que as mulheres sao todas baixas pq nao é verdade...os treinadores das classes de minis,infantis,iniciadas é que nao se preocupam em andar pelas escolinhas e a captarem novas jogadoras...ficam-se pelas que "vêm bater a porta" e esquecem-se que podem andar por ai grandes oportunidades perdidas. Sempre ouvi dizer que "de pequenino é que se torce o pepino"! Vejamos tambem a qualidade das nossas liberos... será que ainda se pensa que a libero é so para fazer número?e que para ser melhor que uma central nao é preciso muito?? mais uma vez volto a dizer que o espirito de sacrificio (que é o 1ºpasso para uma grande libero)devia ser incutido deste as classes jovens... e pessoas de baixa estatura, trabalhadoras e com talento, nao deviam ser REJEITADAS das selecções nacionais...ou é a altura minima que requisitam nas selecçoes jovens que condiciona a qualidade de uma jogadora defensiva?! é preciso acordar mentalidades, por as miudas a mecher, a gostarem do voleibol, dar-lhes experiencia e sobretudo TREINÁ-LAS... e para isso é preciso começar-se pelo basico... nao é admissivel que cheguem centrais as seniores que nao saibam fazer uma manchete... se têm altura e sao boas centrais, o que custa treina-las mais a miudo e po-las a defender em condições?
Para finalizar, gostaria de ver as equipas portuguesas a jogarem com muito mais atitude, muita mais alegria e vontade. Ja assisti a jogos (tanto de escaloes jovens como em seniores) em que as jogadoras pareciam estar em campo obrigadas ou num funeral! isso tem de acabar... so esta la quem quer e so consegue vingar que realmente gosta do que faz... os restantes estao a andar com o sistema ao contrario...
Tenho a esperança que o voleibol comece agora a evoluir... e para isso nao sao precisas sapatilhas caras, camisolas de marca...nada disso! sao precisos patrocinios sim...mas para encargos relacionados com viagens e torneios... se pararem de desperdiçar dinheiro em almoços, festas, equipamentos e outras coisas de 2ª necessidade vao ver que o dinheiro começa a chegar para levar as atletas a adquirirem mais experiencia la fora e a compararem-se com o mundo la fora, com aquilo que é, realmente, o voleibol.
Despeço-me com amizade, abraço.